Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ser mãe é aprender a morder a língua…

Quando nos imaginamos mães não temos noção de como será a realidade, projectamos tudo e depois percebemos que a teoria e a práctica raramente se tocam…

Sempre me imaginei uma mãe, sensata, carinhosa, divertida e paciente, assim uma espécie de monge tibetano com costela de mimo, mas com maminhas e cabelo!

Sempre disse que não gritaria nem bateria nos meus filhos, nem diria asneiras à frente deles, iria sempre tentar ver as coisas da perspectiva deles e manteria sempre a calma e o bom humor…
Errrr…
Pois…
Depois descobri que… Sou humana…
As mães são humanas e isso é uma chatice e deita por terra qualquer projecto utópico…

Se tento afincadamente? Tento! Mas raramente consigo cumprir estes padrões.

Não sou a melhor mãe do mundo, não sou a mãe que imaginei ser, mas tento todos os dias ser o melhor que me é possível.

Quando a Inês nasceu eu nasci com ela e voltei a nascer com o Guilherme. As mães também têm de aprender a gatinhar antes de andar e correr, não é fácil, caímos muitas vezes de início e pela vida fora…

Muitas vezes achamos que não estamos a ser capazes de dar conta do recado, choramos às escondidas, sentimo-nos derrotadas, mas os beijinhos deles também nos curam os dói-dóis e uma gargalhada dos nossos tesouros apaga 99% de um dia mau!

Vamos falhar muitas vezes, vamos zangar-nos com eles (e depois mais ainda connosco) muito mais do que algum dia sonhámos, vamos sentir vergonha e culpa, tanta culpa, de algumas atitudes que sabemos que não foram as melhores, nem tão-somente correctas.

Às vezes quando eles estiverem a dormir, vamos olhar para eles e pedir desculpa por não sermos melhores, mais tolerantes, mais presentes, mais do que somos…

Mas o Amor vai estar sempre lá, a lamber-nos as feridas, a ajudar-nos a tentar fazer melhor no dia seguinte, a recuperar-nos do cansaço, a perdoar-nos por dentro!

E é esse Amor que nos move e ultrapassa obstáculos, medos, limitações e frustrações!

Esse Amor é o verdadeiro legado que lhes deixaremos, a certeza de que estaremos sempre!

E que por eles tentaremos ser sempre ainda mais do que somos porque eles merecem o melhor do mundo e o melhor de nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário